Os veículos de comunicação criam compromissos com seu público quando dão transparência às suas políticas, princípios, métodos e financiamento. E criam elos de confiança ao permitir que a audiência avalie criticamente a informação, compreenda como ela foi produzida e tenha canais para se manifestar a respeito.

O Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo entende que esses elos de confiança são uma base sólida para a sustentabilidade a longo prazo e uma garantia para o público de que o veículo não se afastará de seus compromissos com suas comunidades de leitores e com as boas práticas jornalísticas.

O Projor, na instância de seu projeto Atlas da Notícia, cria o programa Indicadores de compromissos com o público para identificar em sites de notícias 11 indicadores que representem compromissos assumidos com o público, que reforcem os elos de confiança no jornalismo e incentivem a produção de conteúdos baseados no rigor, na precisão e no interesse público.

Este regulamento dá transparência ao processo de avaliação e define os critérios de entrada no programa

Quem pode participar do programa
Disponha de um site próprio com página ou seção institucional de fácil acesso ao público.
A maior parte das publicações do veículo seja de conteúdo original.
Obedeça a um intervalo máximo de 15 dias entre as suas publicações nos três meses anteriores à verificação da conformidade.
Seja apartidário.
Não tenha vínculo direto com qualquer instância ou entidade do poder público.
Não tenha tido conteúdo desmentido por agência ou iniciativa de checagem signatária do Código de Princípios da IFCN nos 24 meses anteriores à verificação da conformidade.
A avaliação será feita sempre por 2 (dois) avaliadores e seguirá este regulamento.
Quais são os indicadores
Expediente
Há link para o Expediente no menu, rodapé ou em algum outro lugar visível da home?
O Expediente lista ao menos as principais lideranças da Redação?
Princípios editoriais
O link para uma política editorial ou uma declaração de princípios editoriais está publicado no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
Esta política ou declaração assume um compromisso expresso com o interesse público e valores básicos do jornalismo?
Esta política ou declaração descreve como esse compromisso é aplicado praticamente nos processos editoriais?
Se o veículo faz fact-checking, é descrita a metodologia de checagem e critérios para rotulação?
Política de correção de erros
Há link para uma política de correção de erros no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home ou das páginas das matérias publicadas?
Essa política de correção de erros prevê transparência em relação à informação original incorreta e a data da correção?
O site oferece ao público algum canal para informar erros?
Afiliação a associações setoriais do jornalismo
O veículo está listado como associado a uma entidade reconhecida pelo Projor?
O veículo informa sua condição de associado em uma página permanente em seu site?
Acesso aos profissionais da Redação
O site oferece pontos de contato com a Redação ou acesso a seus profissionais, como email, telefone ou perfis em redes sociais que permitam a interação do público?
Propriedade do veículo
O veículo exibe em seu Expediente ou em alguma outra parte visível do site informações sobre a propriedade (ao menos CNPJ e/ou Razão social), principais acionistas ou controladores da organização?
A exibição dessa informação pode ser claramente percebida pelo leitor, de modo que facilite sua identificação numa página que apresente a organização?
Há link para uma página que identifique a propriedade da organização no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
Identificação clara de conteúdos patrocinados
Há identificação clara e que permita ao público diferenciar os conteúdos noticiosos dos conteúdos pagos, patrocinados ou apoiados por financiadores externos?
Na impossibilidade de identificação, o veículo faz uma declaração de que não publica conteúdos patrocinados por terceiros?
Transparência de financiamento
A organização informa em seu Expediente ou em algum outro lugar visível do site como se financia?
Identificação de autoria
O site identifica a autoria de textos opinativos?
Mesmo que existam exceções que justifiquem a ausência de autoria em alguns textos informativos, as principais notícias e reportagens têm a autoria identificada?
Política de privacidade
Há link para uma política de privacidade no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
O usuário tem acesso à íntegra da política de privacidade?
Acessibilidade
O site oferece funcionalidades que facilitem a leitura para pessoas com baixa visão ou outras dificuldades visuais? Por exemplo: Há no site algum recurso que possibilite aumentar o contraste de cores entre o texto e o fundo?
O site oferece a possibilidade de ajustar o tamanho e o estilo das fontes?
O site oferece descrição das imagens em todo conteúdo visual, como fotos, ilustrações, tabelas, gráficos e gifs?
O site oferece alguma funcionalidade para ouvir o conteúdo publicado em texto?
Como serão identificados os veículos
Os indicadores serão representados por um selo que identificará o programa e exporá uma escala representando o número de indicadores presentes no site noticioso ( 8/11, 9/11, 10/11, 11/11).
A equipe do Atlas da Notícia fará a avaliação dos sites e para aqueles em que forem identificados ao menos 8 dos 11 indicadores gerará uma página com as informações do site disponíveis na base do Atlas da Notícia e a lista dos indicadores identificados no site do veículo.
O veículo receberá a imagem do selo para, a seu critério, publicá-la em seu sites e o link com direcionamento para a página correspondente no site do Atlas da Notícia.
Qual a validade do selo
O selo será válido por um ano e o Projor fará a revisão da conformidade a cada 12 meses.
A qualquer momento o veículo poderá solicitar uma revisão caso entenda que implementou melhorias que o coloquem em conformidade com mais indicadores.
Como melhorar a pontuação
Para apoiar os sites de notícias, o Projor publicou um Manual de Melhores Práticas que inclui sugestões de desenho e textos que podem ser usados no todo ou em parte e de modo a alcançar a conformidade com os indicadores de compromissos com o público.