Os veículos de comunicação criam compromissos com seu público quando dão transparência às suas políticas, princípios, métodos e financiamento. E criam elos de confiança ao permitir que a audiência avalie criticamente a informação, compreenda como ela foi produzida e tenha canais para se manifestar a respeito.

O Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo entende que esses elos de confiança são uma base sólida para a sustentabilidade a longo prazo e uma garantia para o público de que o veículo não se afastará de seus compromissos com suas comunidades de leitores e com as boas práticas jornalísticas.

O Projor, na instância de seu projeto Atlas da Notícia, cria o programa Indicadores de compromissos com o público para identificar em sites de notícias 11 indicadores que representem compromissos assumidos com o público, que reforcem os elos de confiança no jornalismo e incentivem a produção de conteúdos baseados no rigor, na precisão e no interesse público.

Este regulamento dá transparência ao processo de avaliação e define os critérios de entrada no programa

1 - Quem pode participar do programa

Pode participar do programa o veículo jornalístico online que esteja listado no Atlas da Notícia e desde que:

    1. Disponha de um site próprio com página ou seção institucional de fácil acesso ao público.
    2. A maior parte das publicações do veículo seja de conteúdo original.
    3. Obedeça a um intervalo máximo de 15 dias entre as suas publicações nos três meses anteriores à verificação da conformidade.
    4. Seja apartidário.
    5. Não tenha vínculo direto com qualquer instância ou entidade do poder público.
    6. Não tenha tido conteúdo desmentido por agência ou iniciativa de checagem signatária do Código de Princípios da IFCN nos 24 meses anteriores à verificação da conformidade.

A avaliação será feita sempre por 2 (dois) avaliadores e seguirá este regulamento.

2 - Quais são os indicadores

Os avaliadores verificarão uma a uma a conformidade com os indicadores e definirão em conjunto a escala de conformidade.

    1. Expediente
        1. O Expediente é uma ferramenta fundamental para demonstrar o compromisso da organização jornalística com seu público e com a prática de um jornalismo ético e responsável. 
        2. Ao listar os nomes e funções de suas lideranças e equipes, a organização demonstra que não se exime da responsabilidade pelo que publica. 
      1. Como identificar
        1. Há link para o Expediente no menu, rodapé ou em algum outro lugar visível da home?
        2. O Expediente lista ao menos as principais lideranças da Redação?
    2. Princípios editoriais
        1. Uma Política Editorial ou uma Declaração de Princípios Éticos e Editoriais sólidos são essenciais para conquistar e garantir a confiança do público quando sua aplicação é reconhecida.  
        2. Tê-los acessíveis às comunidades de leitores permite que a aplicação dos compromissos com o rigor, a precisão, a qualidade do conteúdo editorial e a atuação ética a que se propõe o veículo possa ser cobrada pela audiência. 
      1. Como identificar
        1. O link para uma política editorial ou uma declaração de princípios editoriais está publicado no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
        2. Esta política ou declaração assume um compromisso expresso com o interesse público e valores básicos do jornalismo? 
        3. Esta política ou declaração descreve como esse compromisso é aplicado praticamente nos processos editoriais?
        4. Se o veículo faz fact-checking, é descrita a metodologia de checagem e critérios para rotulação?
    3. Política de correção de erros
        1. Uma política de correção de erros clara e transparente e que seja efetivamente aplicada é fundamental para a construção de um jornalismo confiável e de qualidade. Ao reconhecer e corrigir seus erros de forma aberta e responsável, a organização demonstra seu compromisso com a precisão e o respeito com o seu público.
      1. Como identificar
        1. Há link para uma política de correção de erros no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home ou das páginas das matérias publicadas?
        2. Essa política de correção de erros prevê transparência em relação à informação original incorreta e a data da correção?
        3. O site oferece ao público algum canal para informar erros?
    4. Afiliação a associações setoriais do jornalismo
        1. Afiliar-se a uma associação que represente os interesses comuns das organizações do ramo de notícias é um modo de ter acesso a recursos e informações valiosas para a atividade jornalística e de contribuir para a promoção da ética e do jornalismo de interesse público.
      1. Como identificar
        1. O veículo está listado como associado a uma entidade reconhecida pelo Projor?
        2. O veículo informa sua condição de associado em uma página permanente em seu site?
      2. São entidades reconhecidas pelo Projor: ABERT, AJOR, ANER e ANJ.
    5. Acesso aos profissionais da Redação
        1. O acesso do público aos jornalistas de uma redação é fundamental para a construção de um jornalismo mais transparente, confiável e plural. Canais que propiciem diálogo e participação do público são básicos para melhorar a representatividade no conteúdo editorial, a qualidade da informação e ajudam a fortalecer o papel do jornalismo na sociedade.
      1. Como identificar
        1. O site oferece pontos de contato com a Redação ou acesso a seus profissionais, como email, telefone ou perfis em redes sociais que permitam a interação do público?
    6. Propriedade do veículo
        1. A identificação dos proprietários ou controladores de uma organização jornalística é uma informação fundamental para a transparência no jornalismo. Ao conhecer quem está por trás da produção de notícias, o público pode avaliar criticamente a informação, cobrar por práticas responsáveis e defender a pluralidade de vozes na mídia.
      1. Como identificar
        1. O veículo exibe em seu Expediente ou em alguma outra parte visível do site informações sobre a propriedade (ao menos CNPJ e/ou Razão social), principais acionistas ou controladores da organização?
        2. A exibição dessa informação pode ser claramente percebida pelo leitor, de modo que facilite sua identificação numa página que apresente a organização?
        3. Há link para uma página que identifique a propriedade da organização no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
    7. Identificação clara de conteúdos patrocinados
        1. A diferenciação clara entre anúncios e conteúdos jornalísticos, e a identificação precisa de conteúdos patrocinados, são essenciais para a transparência e a confiabilidade no jornalismo.
      1. Como identificar
        1. Há identificação clara e que permita ao público diferenciar os conteúdos noticiosos dos conteúdos pagos, patrocinados ou apoiados por financiadores externos?
        2. Na impossibilidade de identificação, o veículo faz uma declaração de que não publica conteúdos patrocinados por terceiros?
    8. Transparência de financiamento
        1. A transparência sobre o financiamento da organização demonstra seus compromissos com a independência, a qualidade e a sustentabilidade do jornalismo praticado por ela. Ao fornecer informações claras sobre como se financia, a organização jornalística pode construir um relacionamento de confiança com seu público e fortalecer seu papel na sociedade.
      1. Como identificar
        1. A organização informa em seu Expediente ou em algum outro lugar visível do site como se financia?
    9. Identificação de autoria
        1. Ao identificar a autoria dos conteúdos publicados, os sites noticiosos contribuem para a transparência, a confiabilidade, a responsabilidade, a valorização do jornalismo e a diversidade de perspectivas.
      1. Como identificar
        1. O site identifica a autoria de textos opinativos?
        2. Mesmo que existam exceções que justifiquem a ausência de autoria em alguns textos informativos, as principais notícias e reportagens têm a autoria identificada?
    10. Política de privacidade
        1. Uma política de privacidade clara, concisa e completa é um instrumento essencial para garantir a transparência, a proteção de dados e a conformidade legal em um site de notícias. Ao fornecer informações claras e precisas sobre o tratamento dos dados pessoais que coleta de seus usuários, a organização fortalece os elos de confiança com seu público e demonstra seu compromisso com um tratamento seguro e responsável dos dados de seus usuários.
      1. Como identificar
        1. Há link para uma política de privacidade no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
        2. O usuário tem acesso à íntegra da política de privacidade?
    11. Acessibilidade
        1. A acessibilidade em sites de notícias é uma questão fundamental para a inclusão, a igualdade e a responsabilidade social. Ao oferecer funcionalidades que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, os sites podem ampliar seu público, fortalecer sua imagem e reputação, cumprir a legislação e proporcionar uma melhor experiência para todos.
      1. Como identificar
        1. O site oferece funcionalidades que facilitem a leitura para pessoas com baixa visão ou outras dificuldades visuais? Por exemplo: Há no site contraste de cores entre o texto e o fundo?
        2. O site oferece a possibilidade de ajustar o tamanho e o estilo das fontes?
        3. O site oferece descrição das imagens em todo conteúdo visual, como fotos, ilustrações, tabelas, gráficos e gifs?
        4. O site oferece alguma funcionalidade para ouvir o conteúdo publicado em texto?
      2. A avaliação deste indicador considerará a presença de ao menos dois dos itens listados acima.

3 - Como serão identificados os veículos

    1. Os indicadores serão representados por um selo que identificará o programa e exporá uma escala representando o número de indicadores presentes no site noticioso ( 8/11, 9/11, 10/11, 11/11).
    2. A equipe do Atlas da Notícia fará a avaliação dos sites e para aqueles em que forem identificados ao menos 8 dos 11 indicadores gerará uma página com as informações do site disponíveis na base do Atlas da Notícia e a lista dos indicadores identificados no site do veículo.
    3. O veículo receberá a imagem do selo para, a seu critério, publicá-la em seu sites e o link com direcionamento para a página correspondente no site do Atlas da Notícia.

4 - Qual a validade do selo

    1. O selo será válido por um ano e o Projor fará a revisão da conformidade a cada 12 meses.
    2. A qualquer momento o veículo poderá solicitar uma revisão caso entenda que implementou melhorias que o coloquem em conformidade com mais indicadores.

5 - Como melhorar a pontuação

Para apoiar os sites de notícias, o Projor publicou um Manual de Melhores Práticas que inclui sugestões de desenho e textos que podem ser usados no todo ou em parte e de modo a alcançar a conformidade com os indicadores de compromissos com o público.