Os veículos de comunicação criam compromissos com seu público quando dão transparência às suas políticas, princípios, métodos e financiamento. E criam elos de confiança ao permitir que a audiência avalie criticamente a informação, compreenda como ela foi produzida e tenha canais para se manifestar a respeito.
O Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo entende que esses elos de confiança são uma base sólida para a sustentabilidade a longo prazo e uma garantia para o público de que o veículo não se afastará de seus compromissos com suas comunidades de leitores e com as boas práticas jornalísticas.
O Projor, na instância de seu projeto Atlas da Notícia, cria o programa Indicadores de compromissos com o público para identificar em sites de notícias 11 indicadores que representem compromissos assumidos com o público, que reforcem os elos de confiança no jornalismo e incentivem a produção de conteúdos baseados no rigor, na precisão e no interesse público.
Este regulamento dá transparência ao processo de avaliação e define os critérios de entrada no programa.
1 - Quem pode participar do programa
Pode participar do programa o veículo jornalístico online que esteja listado no Atlas da Notícia e desde que:
- Disponha de um site próprio com página ou seção institucional de fácil acesso ao público.
- A maior parte das publicações do veículo seja de conteúdo original.
- Obedeça a um intervalo máximo de 15 dias entre as suas publicações nos três meses anteriores à verificação da conformidade.
- Seja apartidário.
- Não tenha vínculo direto com qualquer instância ou entidade do poder público.
- Não tenha tido conteúdo desmentido por agência ou iniciativa de checagem signatária do Código de Princípios da IFCN nos 24 meses anteriores à verificação da conformidade.
A avaliação será feita sempre por 2 (dois) avaliadores e seguirá este regulamento.
2 - Quais são os indicadores
Os avaliadores verificarão uma a uma a conformidade com os indicadores e definirão em conjunto a escala de conformidade.
- Expediente
- O Expediente é uma ferramenta fundamental para demonstrar o compromisso da organização jornalística com seu público e com a prática de um jornalismo ético e responsável.
- Ao listar os nomes e funções de suas lideranças e equipes, a organização demonstra que não se exime da responsabilidade pelo que publica.
- Como identificar
- Há link para o Expediente no menu, rodapé ou em algum outro lugar visível da home?
- O Expediente lista ao menos as principais lideranças da Redação?
- Princípios editoriais
- Uma Política Editorial ou uma Declaração de Princípios Éticos e Editoriais sólidos são essenciais para conquistar e garantir a confiança do público quando sua aplicação é reconhecida.
- Tê-los acessíveis às comunidades de leitores permite que a aplicação dos compromissos com o rigor, a precisão, a qualidade do conteúdo editorial e a atuação ética a que se propõe o veículo possa ser cobrada pela audiência.
- Como identificar
- O link para uma política editorial ou uma declaração de princípios editoriais está publicado no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
- Esta política ou declaração assume um compromisso expresso com o interesse público e valores básicos do jornalismo?
- Esta política ou declaração descreve como esse compromisso é aplicado praticamente nos processos editoriais?
- Se o veículo faz fact-checking, é descrita a metodologia de checagem e critérios para rotulação?
- Política de correção de erros
- Uma política de correção de erros clara e transparente e que seja efetivamente aplicada é fundamental para a construção de um jornalismo confiável e de qualidade. Ao reconhecer e corrigir seus erros de forma aberta e responsável, a organização demonstra seu compromisso com a precisão e o respeito com o seu público.
- Como identificar
- Há link para uma política de correção de erros no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home ou das páginas das matérias publicadas?
- Essa política de correção de erros prevê transparência em relação à informação original incorreta e a data da correção?
- O site oferece ao público algum canal para informar erros?
- Afiliação a associações setoriais do jornalismo
- Afiliar-se a uma associação que represente os interesses comuns das organizações do ramo de notícias é um modo de ter acesso a recursos e informações valiosas para a atividade jornalística e de contribuir para a promoção da ética e do jornalismo de interesse público.
- Como identificar
- O veículo está listado como associado a uma entidade reconhecida pelo Projor?
- O veículo informa sua condição de associado em uma página permanente em seu site?
- São entidades reconhecidas pelo Projor: ABERT, AJOR, ANER e ANJ.
- Acesso aos profissionais da Redação
- O acesso do público aos jornalistas de uma redação é fundamental para a construção de um jornalismo mais transparente, confiável e plural. Canais que propiciem diálogo e participação do público são básicos para melhorar a representatividade no conteúdo editorial, a qualidade da informação e ajudam a fortalecer o papel do jornalismo na sociedade.
- Como identificar
- O site oferece pontos de contato com a Redação ou acesso a seus profissionais, como email, telefone ou perfis em redes sociais que permitam a interação do público?
- Propriedade do veículo
- A identificação dos proprietários ou controladores de uma organização jornalística é uma informação fundamental para a transparência no jornalismo. Ao conhecer quem está por trás da produção de notícias, o público pode avaliar criticamente a informação, cobrar por práticas responsáveis e defender a pluralidade de vozes na mídia.
- Como identificar
- O veículo exibe em seu Expediente ou em alguma outra parte visível do site informações sobre a propriedade (ao menos CNPJ e/ou Razão social), principais acionistas ou controladores da organização?
- A exibição dessa informação pode ser claramente percebida pelo leitor, de modo que facilite sua identificação numa página que apresente a organização?
- Há link para uma página que identifique a propriedade da organização no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
- Identificação clara de conteúdos patrocinados
- A diferenciação clara entre anúncios e conteúdos jornalísticos, e a identificação precisa de conteúdos patrocinados, são essenciais para a transparência e a confiabilidade no jornalismo.
- Como identificar
- Há identificação clara e que permita ao público diferenciar os conteúdos noticiosos dos conteúdos pagos, patrocinados ou apoiados por financiadores externos?
- Na impossibilidade de identificação, o veículo faz uma declaração de que não publica conteúdos patrocinados por terceiros?
- Transparência de financiamento
- A transparência sobre o financiamento da organização demonstra seus compromissos com a independência, a qualidade e a sustentabilidade do jornalismo praticado por ela. Ao fornecer informações claras sobre como se financia, a organização jornalística pode construir um relacionamento de confiança com seu público e fortalecer seu papel na sociedade.
- Como identificar
- A organização informa em seu Expediente ou em algum outro lugar visível do site como se financia?
- Identificação de autoria
- Ao identificar a autoria dos conteúdos publicados, os sites noticiosos contribuem para a transparência, a confiabilidade, a responsabilidade, a valorização do jornalismo e a diversidade de perspectivas.
- Como identificar
- O site identifica a autoria de textos opinativos?
- Mesmo que existam exceções que justifiquem a ausência de autoria em alguns textos informativos, as principais notícias e reportagens têm a autoria identificada?
- Política de privacidade
- Uma política de privacidade clara, concisa e completa é um instrumento essencial para garantir a transparência, a proteção de dados e a conformidade legal em um site de notícias. Ao fornecer informações claras e precisas sobre o tratamento dos dados pessoais que coleta de seus usuários, a organização fortalece os elos de confiança com seu público e demonstra seu compromisso com um tratamento seguro e responsável dos dados de seus usuários.
- Como identificar
- Há link para uma política de privacidade no menu, no rodapé ou em alguma outra área visível da home?
- O usuário tem acesso à íntegra da política de privacidade?
- Acessibilidade
- A acessibilidade em sites de notícias é uma questão fundamental para a inclusão, a igualdade e a responsabilidade social. Ao oferecer funcionalidades que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, os sites podem ampliar seu público, fortalecer sua imagem e reputação, cumprir a legislação e proporcionar uma melhor experiência para todos.
- Como identificar
- O site oferece funcionalidades que facilitem a leitura para pessoas com baixa visão ou outras dificuldades visuais? Por exemplo: Há no site contraste de cores entre o texto e o fundo?
- O site oferece a possibilidade de ajustar o tamanho e o estilo das fontes?
- O site oferece descrição das imagens em todo conteúdo visual, como fotos, ilustrações, tabelas, gráficos e gifs?
- O site oferece alguma funcionalidade para ouvir o conteúdo publicado em texto?
- A avaliação deste indicador considerará a presença de ao menos dois dos itens listados acima.
3 - Como serão identificados os veículos
- Os indicadores serão representados por um selo que identificará o programa e exporá uma escala representando o número de indicadores presentes no site noticioso ( 8/11, 9/11, 10/11, 11/11).
- A equipe do Atlas da Notícia fará a avaliação dos sites e para aqueles em que forem identificados ao menos 8 dos 11 indicadores gerará uma página com as informações do site disponíveis na base do Atlas da Notícia e a lista dos indicadores identificados no site do veículo.
- O veículo receberá a imagem do selo para, a seu critério, publicá-la em seu sites e o link com direcionamento para a página correspondente no site do Atlas da Notícia.
4 - Qual a validade do selo
- O selo será válido por um ano e o Projor fará a revisão da conformidade a cada 12 meses.
- A qualquer momento o veículo poderá solicitar uma revisão caso entenda que implementou melhorias que o coloquem em conformidade com mais indicadores.
5 - Como melhorar a pontuação
Para apoiar os sites de notícias, o Projor publicou um Manual de Melhores Práticas que inclui sugestões de desenho e textos que podem ser usados no todo ou em parte e de modo a alcançar a conformidade com os indicadores de compromissos com o público.
- Mais informações: https://www.atlas.jor.br/indicadores/
- Entre em contato: https://www.projor.org.br/contato/
- Manual de melhores práticas: https://www.atlas.jor.br/content/files/2024/09/manual_melhores_praticas_projor.pdf