Online predomina pela primeira vez no Sudeste
- Pela primeira vez, os veículos online são maioria na região Sudeste.
- O número de desertos de notícia caiu na região, com destaque para Minas Gerais.
- A região perdeu participação no todo e, agora, abriga 32,7% dos veículos jornalísticos ativos no país.
O online superou o rádio e o impresso e é agora o meio com maior número de veículos jornalísticos ativos no Sudeste. O avanço é uma das principais constatações do Censo 2023 do Atlas da Notícia, realizado no primeiro semestre deste ano.
A pesquisa identificou também redução no número de municípios sem cobertura jornalística local na região. Na última edição do Atlas da Notícia, os desertos totalizaram 881
, agora são 859
– uma variação negativa de 2,5%.
Foi o terceiro ano seguido de queda no número de desertos de notícias no Sudeste. Em 2021, eles eram 967, ou 58% dos 1668 municípios da região. Nesta edição, o percentual caiu para 51,5%.
O movimento está em linha com o que acontece nacionalmente. Considerando todo o país, o número de municípios classificados como desertos de notícias caiu 8,7%
, de 2.968 para 2.710.
No Sudeste, a queda foi puxada por Minas Gerais, onde 30 municípios deixaram de ser considerados desertos de notícias.
Entre as cidades “reflorestadas” por veículos jornalísticos com cobertura local no Estado, estão Iguatama, Peçanha e Sardoá.
Em São Paulo, se deu o mesmo com Palmeira d’Oeste e Quatá.
Na contramão, porém, as cidades de Campestre (MG), Várzea da Palma (MG) e Dourado (SP), se tornaram desertos de notícias.
Veja aqui todos os ex-desertos
- Cambuquira - MG
- Igaratinga - MG
- Iguatama - MG
- Inhaúma - MG
- Inimutaba - MG
- Itabirinha - MG
- Itacarambi - MG
- Itanhomi - MG
- Itatiaiuçu - MG
- Itaú de Minas - MG
- Itutinga - MG
- Jaboticatubas - MG
- Jacuí - MG
- Peçanha - MG
- Perdigão - MG
- Pimenta - MG
- Piranguinho - MG
- Presidente Olegário - MG
- Rio Novo - MG
- Rio Piracicaba - MG
- Rio Pomba - MG
- Rochedo de Minas - MG
- Sabinópolis - MG
- São João Evangelista - MG
- São Sebastião do Maranhão - MG
- São Tomé das Letras - MG
- Sardoá - MG
- Senhora dos Remédios - MG
- Serra do Salitre - MG
- Tapiraí - MG
- Palmeira d'Oeste - SP
- Quatá - SP
Expansão digital
Em relação aos meios, o resultado do Atlas 2023 reflete o contínuo avanço dos veículos online e o fechamento de impressos, em um período de intensificação da transformação digital.
Em rádio e TV, a variação no número de veículos foi menor e teve efeito limitado no balanço final do Atlas 2023.
Em sua sexta edição, o levantamento constatou a presença de 1.473 veículos online na região, um aumento de 103 veículos em relação à edição passada. Em percentuais, a alta foi de 7,5%.
O rádio aparece em segundo lugar, com 1.454 veículos mapeados, doze a mais que na edição passada.
Em seguida, aparecem os impressos, que tiveram o número reduzido de 1.386 para 1.355.
A TV vem por último, com redução de 429 para 428 veículos.
Recorte estadual
Minas Gerais foi o estado que mais puxou a expansão no número de veículos online, com 46 novos títulos mapeados. Em São Paulo, foram 37; no Rio de Janeiro, 13; no Espírito Santo, 7.
Já entre os estados com maior número de veículos impressos fechados, o Rio de Janeiro lidera, com 23, seguido de São Paulo, com 12. Minas Gerais foi o único em que foram mapeados novos impressos (4). No Espírito Santo não houve variação.
Participação no todo
Em linha com a tendência já verificada em edições passadas, a região Sudeste mais uma vez perdeu espaço para outras regiões do país. A redução da participação, em pontos percentuais, foi de 1%, para 32,7%, nesta edição do Atlas da Notícia.
A variação no número de veículos ativos registrados na região, porém, foi positiva. Houve aumento de 1,77%, ou 82 títulos, em relação à quinta edição do levantamento. Agora, são 4.710 veículos ativos mapeados, ante 4.628, na edição anterior.
O aumento foi maior em Minas Gerais (4,68%). Além dos 46 títulos online e dos 4 impressos, foram incluídos no banco de dados do projeto dez rádios, somando ao todo 60 veículos.
Em seguida, em termos percentuais, aparece o Espírito Santo (4,4%), onde além dos sete veículos online, foi identificada uma rádio, totalizando 8 novos veículos.
O aumento em São Paulo foi de 1,01%, com saldo de 25 veículos - além da abertura de 37 online e do fechamento de 12 impressos, uma rádio foi aberta e uma TV foi fechada.
No Rio de Janeiro, houve queda de 1,43%, ou 10 veículos, no total, com o fechamento de 23 impressos e abertura de 13 online.
Dubes Sônego Jr. (Pesquisador - Sudeste) é jornalista formado pela UFSC. Em mais de 20 anos, atuou nas redações de Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Meio&Mensagem, Revista Foco, América Economia, Brasil Econômico, iG e Época Negócios.