Programa de Indicadores de Compromissos com o Público

Conheça os indicadores de conformidade de veículos de notícias brasileiros

O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público foi criado pelo Projor para acrescentar uma camada de verificação aos sites de notícias listados no Atlas e servir como referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, para anunciantes, financiadores e audiências.

COMO PARTICIPAR

A participação está aberta a todos os sites de notícias brasileiros que publiquem conteúdo original em intervalos não superiores a 15 dias, que sejam apartidários e que não tenham vínculo direto com o poder público.

Os sites de notícias que quiserem obter o selo ou melhorar sua pontuação podem fazer ajustes para alcançar a conformidade adotando práticas e sugestões do Manual de Melhores Práticas.

O manual descreve cada um dos indicadores e os critérios de avaliação adotados pelos examinadores do Atlas da Notícia e oferece sugestões de texto e design para as organizações que quiserem buscar a conformidade com todos os indicadores.

A plena adoção dessas práticas eleva o nível de transparência e compromissos com o público das organizações de notícias e as coloca em um padrão de excelência capaz de estabelecer novos elos de confiança com as comunidades de leitores.


CRITÉRIOS

No programa, examinadores do Atlas da Notícia avaliam os sites de notícias da base de veículos para conferir a conformidade desses veículos com 11 indicadores que representem seus compromissos com o público. A lista dos indicadores foi definida pelos membros do Projor e submetida à apreciação de associações que representam veículos de comunicação. O programa identifica nos sites de notícias a presença das seguintes informações, seções e declarações públicas:

Expediente

O Expediente é uma ferramenta fundamental para demonstrar o compromisso da organização jornalística com seu público e com a prática de um jornalismo ético e responsável.

Princípios editoriais

Uma Política Editorial ou uma Declaração de Princípios Éticos e Editoriais sólidos são essenciais para conquistar e garantir a confiança do público quando sua aplicação é reconhecida.

Política de correção

Uma política de correção de erros clara e transparente e que seja efetivamente aplicada é fundamental para a construção de um jornalismo confiável e de qualidade. Ao reconhecer e corrigir seus erros de forma aberta e responsável, a organização demonstra seu compromisso com a precisão e o respeito com o seu público.

Afiliação a associações

Afiliar-se a uma associação que represente os interesses comuns das organizações do ramo de notícias é um modo de ter acesso a recursos e informações valiosas para a atividade jornalística e de contribuir para a promoção da ética e do jornalismo de interesse público.

Acesso aos profissionais da Redação

O acesso do público aos jornalistas de uma redação é fundamental para a construção de um jornalismo mais transparente, confiável e plural. Canais que propiciem diálogo e participação do público são básicos para melhorar a representatividade no conteúdo editorial, a qualidade da informação e ajudam a fortalecer o papel do jornalismo na sociedade.

Propriedade do veículo

A identificação dos proprietários ou controladores de uma organização jornalística é uma informação fundamental para a transparência no jornalismo. Ao conhecer quem está por trás da produção de notícias, o público pode avaliar criticamente a informação, cobrar por práticas responsáveis e defender a pluralidade de vozes na mídia.

Afiliação a associações

Afiliar-se a uma associação que represente os interesses comuns das organizações do ramo de notícias é um modo de ter acesso a recursos e informações valiosas para a atividade jornalística e de contribuir para a promoção da ética e do jornalismo de interesse público.

Identificação clara de conteúdos patrocinados

A diferenciação clara entre anúncios e conteúdos jornalísticos, e a identificação precisa de conteúdos patrocinados, são essenciais para a transparência e a confiabilidade no jornalismo.

Transparência de financiamento

A transparência sobre o financiamento da organização demonstra seus compromissos com a independência, a qualidade e a sustentabilidade do jornalismo praticado por ela. Ao fornecer informações claras sobre como se financia, a organização jornalística pode construir um relacionamento de confiança com seu público e fortalecer seu papel na sociedade.

Identificação de autoria

Ao identificar a autoria dos conteúdos publicados, os sites noticiosos contribuem para a transparência, a confiabilidade, a responsabilidade, a valorização do jornalismo e a diversidade de perspectivas.

Política de privacidade

Uma política de privacidade clara, concisa e completa é um instrumento essencial para garantir a transparência, a proteção de dados e a conformidade legal em um site de notícias. Ao fornecer informações claras e precisas sobre o tratamento dos dados pessoais que coleta de seus usuários, a organização fortalece os elos de confiança com seu público e demonstra seu compromisso com um tratamento seguro e responsável dos dados de seus usuários.

Acessibilidade

A acessibilidade em sites de notícias é uma questão fundamental para a inclusão, a igualdade e a responsabilidade social. Ao oferecer funcionalidades que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, os sites podem ampliar seu público, fortalecer sua imagem e reputação, cumprir a legislação e proporcionar uma melhor experiência para todos.

CONSULTE VEÍCULOS EM CONFORMIDADE

APOIO