Sobre o Atlas da Notícia
O Atlas da Notícia é uma iniciativa para mapear veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. O levantamento é produzido por uma rede de estudantes e voluntários, coordenados por nossos pesquisadores regionais.
Identificamos e mapeamos todos os veículos possíveis que publicam, com alguma regularidade, notícias de interesse local – sejam impressos, digitais, rádios ou canais de televisão. Estamos falando de produtores de notícias sobre a prefeitura e a câmara municipal e temas como contas públicas, saúde, educação, segurança, mobilidade e meio-ambiente.
O mapeamento resultante cria insumo para análises que trazem o mais completo panorama geográfico sobre veículos jornalísticos no Brasil.
O Atlas da Notícia é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com a agência de dados Volt Data Lab.
Criado em 2017 pelos jornalistas Angela Pimenta e Sérgio Spagnuolo, a iniciativa foi inspirada no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio às mudanças no modelo de negócios do jornalismo que levaram ao fechamento de diversos veículos.
A metodologia do projeto é baseada, principalmente, na contabilização de veículos de notícia no Brasil, seja através de pesquisa própria a partir de convênios com universidades brasileiras, de dados compilados por outras organizações e com a colaboração do público, que pode indicar veículos a serem incluídos na base.
A primeira edição do Atlas da Notícia foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos online de notícias. Desde então já foram publicadas diversas edições da pesquisa nacional.
Em 2024, foi lançando o Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, projeto que vai acrescentar uma camada de verificação aos sites de organizações jornalísticas listados no Atlas da Notícia.