Sobre o Atlas da Notícia
O Atlas da Notícia é um mapeamento de veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. O levantamento é produzido por uma rede de estudantes e voluntários, coordenados por nossos pesquisadores regionais.
Identificamos e mapeamos, principalmente, veículos possíveis que publicam, com alguma regularidade, notícias de interesse local – sejam impressos, digitais, rádios ou canais de televisão. Estamos falando de produtores de notícias sobre a prefeitura e a câmara municipal e temas como contas públicas, saúde, educação, segurança, mobilidade e meio-ambiente.
O mapeamento resultante cria insumo para análises que trazem o mais completo panorama geográfico sobre veículos jornalísticos no Brasil.
O Atlas da Notícia é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com a agência de dados Volt Data Lab.
Criado em 2017 pelos jornalistas Angela Pimenta e Sérgio Spagnuolo, a iniciativa foi inspirada no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio às mudanças no modelo de negócios do jornalismo que levaram ao fechamento de diversos veículos.
A metodologia do projeto é baseada, principalmente, na contabilização de veículos de notícia no Brasil, seja através de pesquisa própria a partir de convênios com universidades brasileiras, de dados compilados por outras organizações e com a colaboração do público, que pode indicar veículos a serem incluídos na base.
A primeira edição do Atlas da Notícia foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos online de notícias. Desde então já foram publicadas diversas edições da pesquisa nacional.
Em 2024, foi lançado o Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, projeto que vai acrescentar uma camada de verificação aos sites de organizações jornalísticas listados no Atlas da Notícia.
Histórico
De 2017, primeiro ano de publicação da pesquisa, a 2021, os dados da Secom e do MCTIC representam a maior parte do levantamento, em número de veículos mapeados. No entanto, a participação do levantamento próprio do Atlas da Notícia cresceu paulatinamente a ponto de se tornar a maior fonte de informação do levantamento, tanto em proporção sobre o total de veículos mapeados quanto na expansão das informações obtidas.
No primeiro levantamento (2017) e no segundo (2018), foram apuradas como informações centrais do levantamento apenas dados sobre nome do veículo, município, unidade federativa e região. Nesses dois casos, os levantamentos foram basicamente manuais – ou seja, pesquisadores acrescentaram diretamente as informações no banco de dados.
Em 2019, implementou-se uma interface de aplicação (API) destinada a facilitar e automatizar o sistema de coleta e inclusão de informações. Este sistema permitiu que colaboradores cadastrassem novos veículos ou atualizassem informações existentes, submetendo os dados a um processo de triagem conduzido por pesquisadores regionais, que aprovam, recusam ou retificam as informações antes da incorporação definitiva ao banco de dados.